Pequenos produtores recebem apoio de parceiros do agronegócio

O Sistema Famasul, Instituto CNA, Senar e Banco do Brasil formalizaram, na manhã desta terça-feira (10), na Casa Rural, em Campo Grande, uma parceria inédita para facilitar o acesso de pequenos e médios produtores a linhas de crédito rural. Elaborado por meio da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, o primeiro contrato assinado em todo o país vai custear investimentos em uma propriedade de leite, localizada no município de Nova Andradina.

Pelo convênio, os profissionais que já atendem produtores com a metodologia ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) no estado, serão capacitados para orientá-los também na elaboração dos projetos nas modalidades de custeio agropecuário e investimento.

Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, a expectativa é que, com otimização dos procedimentos, o produtor possa reduzir o tempo para obter o financiamento da sua atividade no campo.

“Temos aqui uma dinâmica inovadora, onde profissionais do Senar que atendem milhares de produtores rurais em nosso estado estarão treinados e habilitados como projetistas junto ao Banco do Brasil. O intuito é agilizar os trâmites operacionais das propostas de financiamento a pequenos e médios produtores, proporcionando mais assertividade e, consequentemente, o avanço das atividades agropecuárias em Mato Grosso do Sul e no Brasil”, ressaltou.

“O mais importante de tudo é que o recurso será aplicado de forma correta e vai gerar mais rentabilidade da propriedade, melhorar a renda. Quando se une Famasul, Banco do Sul e produtor rural só temos motivos para comemorar. Todo o setor ganha”, acrescenta o superintendente regional do Banco do Brasil, Sandro Jacobsen.

Nesse primeiro momento, a iniciativa contempla operações concedidas no âmbito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e, posteriormente, será ampliada para outras linhas de crédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *