Clima deve permanecer seco nesta terça no Estado

O dia desta terça (9), será predominantemente chuvoso em São Paulo, Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerias e Pará. Clima fica seco na região Sul e Mato Grosso do Sul. Próximos dias devem trazer grandes acumulados para o centro-norte e falta de chuva no MS e partes do PR e RS.

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destacou  ontem, segunda (08), que o país vive sua primeira friagem mais significativa. As temperaturas cairam não apenas na região Sul, mas também na região Central e no sul da região Amazônica.

Esse fenômeno, a medida em que o país caminha para o inverno, é cada vez mais normal. O frio não fica mais restrito a apenas uma região do país. Essa é uma situação que não deve ser preocupante.

A porção norte do Nordeste, especialmente na região do Matopiba, que inicia sua colheita agora, recebe muitas chuvas. Contudo, no início dessa semana, essa chuva deve diminuir, intensificando novamente na quarta-feira, uma vez que a frente fria presente no Sudeste deve avançar para o mar.

A formação de um corredor de umidade significa também a continuidade das chuvas para toda a região Centro-Norte.

Uma nova frente fria deve passar na quinta-feira pela região Sul, mas o sistema deve ser mais oceânico. Logo atrás, uma nova massa de ar frio reforça essa situação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *