Sem contemplar todo o grupo de deficientes permanentes Prefeitura inicia vacinação

Inicia em Três Lagoas nesta sexta-feira (21), a vacinação para pessoas com deficiência permanente que tenham entre 55 e 59 anos de idade, porém não será para todo o grupo, conforme nota divulgada pela administração, será apenas para os que  estejam cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC). A imposição sobre ser cadastrado chamou atenção de muitos deficientes da cidade que não se enquadram nesta exigência e também esperam para tomarem a dose, que não tem data prevista e assusta o grupo no qual está dentro do PNI (Plano de imunização Nacional).

A Capital já vacinou todos os deficientes permanentes, o que também chama a atenção e destaca a organização individual de cada Secretaria de Saúde Municipal incluindo cidades pequenas como, Jardim localizada na região Sudoeste do Estado  que também já vacinou todos os deficientes permanentes, mesmo recebendo volumes menores. comparada com grandes cidades do MS.

Sidrolândia, cidade próxima da Capital também segue o PNI e contemplará nesta sexta (21), todos os deficientes permanentes acima de 18 anos, apenas Três Lagoas está fazendo tal seleção e sem explicações.

A novela das vacinas em Três Lagoas tem até sido pauta de vereadores da base do prefeito local e a cidade mesmo tendo recebido mais de 4.250 doses de vacina contra a Covid-19 das marcas Pfizer, Astrazeneca e Coronavac, do Ministério da Saúde, por meio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, englobando assim a 20ª remessa, a Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura de Três Lagoas conforme anunciado no último dia 19 de maio (quarta-feira), priorizou apenas esta pequena parcela deste segmento que inicia hoje (21).

A redação procurou a assessoria da Prefeitura de Três Lagoas que afirmou seguir o PNI (Plano Nacional de Imunização), porém que não teria a reposta sobre quando os demais deficientes permanentes tomariam a dose.

A vacinação contra Covid – 19 no Estado é seguida conforme o PNI (Plano nacional de imunização), porém cada município tem a liberdade de seguir o critério de como será organizado a forma para a aplicação dos grupos determinados, já que cada um recebe quantidades diferenciadas. Conforme nota oficial da Secretaria de Saúde do MS, ” A Secretaria de Estado de Saúde informa os municípios seguem as orientações que são enviadas semanalmente pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. As orientações bem como definições de grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. “, nota oficial enviada para a redação.

A ação de vacinação para os deficientes que estejam cadastrados no BPC, será das 8h às 11h na sede do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, localizado na Avenida Filinto Müller, 3300 – Jardim Morumbi.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *