Agenda especial do “Novembro Azul” acontece hoje no ESF Jardim Maristela

Com uma programação especial e destacando a importância da saúde do homem, o ESF Jardim Maristela,hoje (14), a partir das 7h realiza uma serie de ações em favor do “Novembro Azul”.

O mês de novembro vem se oficializando como o mês de intensas ações de conscientização sobre prevenção e os cuidados com a saúde integral do homem, ou seja, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes e hipertensão) e câncer de próstata, entre outras doenças.

É com essa finalidade que a equipes de profissionais da Saúde do Bairro Maristela, sob a coordenação da enfermeira Shirley Gasparelli Prado, estarão acolhendo a todos e promovendo uma manhã, cheia de ações direcionadas à melhoria da qualidade de ida desses pacientes.

Em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia do Estado (SBU-MS), a maior parte da população masculina, na faixa etária de risco, nunca passou por uma consulta com um urologista.

Só em 2018, foram registradas 147 mortes por câncer de próstata no Estado, conforme dados da SES. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Carlos Coimbra, o importante é lembrar que a doença tem cura e o diagnóstico precoce é a melhor opção.

A partir dos 45 anos todos os homens devem fazer exames preventivos para detectar qualquer alteração na próstata. Os homens que já possuem fatores de risco, como antecedentes de câncer de próstata ou de mama na família, e homens da raça negra. os exames devem ser feitos a partir dos 40 anos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados, por ano, cerca de 1,1 mil novos casos da doença em Mato Grosso do Sul para cada 100 mil habitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *