Governo estuda mais de cinco empresas investidoras interessadas na PPP da Sanesul

Nesta última terça-feira (11), os potenciais de Mato Grosso do Sul e da PPP da Sanesul foram apresentados pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), e sua equipe de governo em videoconferência da B3. O objetivo do projeto é universalizar a coleta e o tratamento do esgotamento nas 68 cidades onde a empresa opera, beneficiando 1,7 milhão de pessoas.

Pelo menos cinco grupos de investidores da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) têm interesse no projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da Sanesul. A 45 dias do leilão, representantes desses players já percorrem as cidades de Mato Grosso do Sul para conhecer a estrutura administrativa e operacional da companhia estatal.

“O Estado se preparou para receber esse investimento privado. No marco legal do saneamento do Brasil, estamos saindo na frente com uma PPP bem modelada e equilibrada, com segurança para os investidores. Posso garantir que quem entrar nessa parceria vai investir em um dos estados mais promissores do Brasil”, destacou o governador.

Conforme previsão do projeto, serão R$ 4,5 bilhões de investimentos nos sistemas de esgotamento do Estado nos próximos 30 anos. A meta é atingir a universalização do sistema nos primeiros 10 anos de contrato, por meio de obras e serviços de implantação, recuperação, manutenção e operação da infraestrutura de esgotamento sanitário.

Segundo dados apresentados pela Sanesul no roadshow, de 2010 para cá a cobertura do esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul saltou de 13% para 50%. Com a PPP, a empresa pretende ampliar e modernizar a coleta, tratamento e distribuição do esgoto. “Precisamos antecipar os investimento. Essa é a proposta”, disse o diretor-presidente da empresa, Walter Carneiro Júnior.

O leilão na B3 que vai definir o parceiro privado da Sanesul está marcado para o dia 23 de setembro deste ano. A modalidade escolhida é a de concorrência administrativa, cujo critério de julgamento é o menor preço apresentado. Ou seja, vencerá quem apresentar a menor proposta correspondente ao valor em reais por m³ de esgoto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *