MS já registrado 31 casos suspeitos de sarampo

O surto de Sarampo vem assombrando a população de todo o Brasil. No Mato Grosso do Sul segundo os dados desta quinta-feira (29) do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) revelam que 31 casos suspeitos de sarampo foram registrados este ano no Estado. 23 deles já foram descartados, revela a gerente de doenças imunopreveníveis da SES, Jaqueline Fonseca.

“Mais frequente em crianças menores de cinco anos de idade, o sarampo não é tão simples quanto se imagina. É uma doença que pode levar a complicações graves como cegueira, encefalite (inflamação do cérebro), otite (infecção de ouvido) e distúrbios respiratórios”, esclarece Jakeline.

A vacina é a única forma de evitar o contágio da doença. Profissionais da saúde afirmam que os sintomas do sarampo aparecem em trio: 1) febre alta, acima dos 38,5°C; 2) exantema – “pintinhas vermelhas” pelo corpo, iniciando sempre pela cabeça; e 3) tosse, coriza ou conjuntivite.

Além das crianças, grupo mais suscetível à doença, “toda pessoa que apresentar febre e pintinhas espalhadas pelo corpo, com início na cabeça e no pescoço, acompanhadas de tosse, ou coriza ou conjuntivite deve procurar atendimento médico para ver se é sarampo”, completa Jakeline.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *