Com a chegada da Pandemia e o fechamento do comércio em muitos Estados os comerciantes e grandes empresas tiveram que se reinventar.
Desta forma grandes multinacionais se reuniram pensando no pequeno varejo no retorno dos comércios em Estados que a flexibilização é uma realidade, no caso como o mato grosso do Sul, trazendo uma ação para perto do pequeno varejo, com doação de cartazes informativos sobre o Covid-19, máscaras e garrafinhas de alcoolgel.
Este é o compromisso do Movimento NÓS, uma iniciativa criada por oito das principais companhias de alimentos e bebidas do país para apoiar as atividades do pequeno varejo durante a retomada de seus negócios, já que estão entre os principais setores da economia impactados pela crise decorrente da COVID-19 é uma realidade na Capital do Estado, Campo Grande e grandes municípios como Três Lagoas.
O NÓS é composto por Ambev, Aurora Alimentos, BRF, Coca-Cola Brasil, Grupo Heineken, Mondelēz International, Nestlé e PepsiCo. Juntas, as empresas investiram mais de R$ 370 milhões, beneficiando mais de 300 mil pequenos comércios em todo o Brasil – entre bares, lanchonetes, padarias, mercearias, empórios e restaurantes -, que empregam cerca de 1 milhão de pessoas e proporcionam impacto positivo em aproximadamente 3 milhões de vidas, incluindo as famílias destes empreendedores.
O Mato Grosso do Sul é um dos primeiros Estados do país a receber as ações da iniciativa, onde devem ser beneficiados mais de quatro mil pequenos comércios. Os pequenos varejos vão receber kits com cartilhas, cartazes, máscaras e álcool em gel para se manterem em segurança durante a retomada das atividades, além de terem acesso às demais frentes de apoio propostas pela coalizão.
“Não podemos pensar apenas nos interesses individuais no momento pelo qual estamos passando com a COVID-19. É a hora de nos unirmos por um único objetivo: ajudar o país a atravessar esse período com o menor impacto possível. Os pequenos varejistas são nossos parceiros e não podemos medir esforços para ajudá-los a superar essa crise”, afirmam, em carta, os oito CEOs das empresas fundadoras do Movimento NÓS.
O Movimento NÓS está aberto para outras empresas interessadas, de diversos setores, com base em critérios claros de entrada, e tem como foco de apoio quatro frentes principais, estruturadas para contemplar os principais desafios enfrentados pelo pequeno varejo na retomada de suas atividades. Esse trabalho inclui (1) a reabertura segura com foco na saúde, (2) o reabastecimento facilitado do estoque, (3) o fortalecimento da relação entre comércios locais e consumidores, e (4) a divulgação de informações relevantes do mercado.
Caso empresários do Estado que tenham o interesse em se unir com estas grandes potências, é possível porque o Movimento NÓS está aberto à adesão de outras empresas que, como o grupo inicial, tenham como premissa auxiliar a retomada sustentável das atividades econômicas do país. Caso alguma empresa tenha interesse em aderir ao Movimento, deve entrar em contato com Federico Eisner pelo e-mail Federico.Eisner@Bain.com.
As ações do Movimento Nós serão implementadas em total alinhamento com as decisões dos governos de cada cidade/ Estado para a reabertura, por isto vem sendo uma realidade no Estado que adotou a flexibilização.