Base de Guerreiro controla requerimentos e extermina com a democracia na Casa de Leis

Os vereadores de oposição ou independentes ao prefeito Angelo Guerreiro (PSDB), estão encurralados após a imposição do presidente da Casa de Leis Cassiano Maia ( PSDB), que na última quarta-feira (12), tornou obrigatório todas as indicações feitas serem aprovadas por votação, o que faz os vereadores  de oposição reféns aos que são base do prefeito Angelo Guerreiro. Lembrando de que a base é composta por 12 vereadores e os independentes somam a minoria de 4 vereadores, assim sendo impedidos de fazerem suas requisições ao executivo como tem acontecido desde a última quarta com a vereadora Sayuri Baez (Republicanos).

A vereadora Sayuri tem feito requerimentos pedindo esclarecimentos no quais o da última segunda-feira era para elaborar um projeto de Leis, mas tem sido impedida, assim como se repetiu nesta quarta-feira (19), deixando claro que irão impedir e vetar todos os requerimentos dos vereadores de oposição.

O vereador Paulo Veron (Solidariedade), também costuma pedir esclarecimentos em suas indicações assim como ele fez na sessão que antecedeu esta imposição e ferramenta de controle por parte dos vereadores da base. Ele havia pedido documentos de cinco anos atrás da Casa de Leis que ofendeu os ex-presidente da Casa, vereador André Bittencourt, que visivelmente está “dolorido”por receber indagações de sua gestão como presidente e de quando ainda era aliado direto do prefeito Guerreiro (PSDB).

Tal manobra de obrigar os requerimentos serem votados, faz que os aliados de Guerreiro ditem o que deve ou não chegar ao executivo assim fazendo o voto do cidadão perder o sentido, afinal são mais de  3.233 pessoas que estão com a voz “calada”, já que seus representantes não podem legislar.

Os vereadores de INDEPENDENTES são:  Dr.Paulo Veron teve 1.305 votos, Sayuri Baez eleita com 596 votos, Davis Martinelli teve 860 votos e Britão do Povão  eleito com 472 votos.

A votação dos requerimentos e indicações era feita em bloco e agora de forma individual com direito de justificativa de votos. Não é ilegal, mas imoral no mínimo.

 

 

One thought on “Base de Guerreiro controla requerimentos e extermina com a democracia na Casa de Leis

  1. As informações, sejam elas quais forem, são publicas.
    Lei 12.527/2011 que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas.
    O Ministério Público, na vara da fazenda publica, deve ser informado desse comportamento não democrático.
    O que o Presidente diz dessa história?
    Quais são as justificativas, por escrito, do por que não aceitar?

    É preciso que hajam provas para que a lei seja cumprida. Não as vontades de alguns políticos, crendo na sua, possível, impunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *