NOVIDADE! Conheça o mais novo colunista que vai falar sobre BEM ESTAR & SAÚDE

Vitor Dalsico, amante do esporte e do Corpo, Digital Influêncer com sua pagina no Instagran que traz respostas e aborda temas a respeito do Corpo e Saúde agora chega para somar ao Rede News MS.com.br como colunista. Teremos a honra durante duas vezes por semana, de ter acesso aqui no site aos artigos sobre Bem Estar & Saúde. Iniciando esta importante parceria o tema abordado foi sobre a importância da água para a saúde. Leia e não esqueça de seguir @vitordalsico

Reduza os riscos beba água

Todos nós sabemos desde pequenos a importância da água para a saúde e para vida na natureza em geral. Mas não estou aqui para falar dos seus benefícios que são inúmeros como já sabemos, e sim falar dos riscos que você corre se não utilizar a quantidade necessária no seu dia a dia, e até mesmo o excesso dela, assim como tudo em excesso nessa vida faz mal e pode até matar.

O nosso corpo é constituído em média de 60% em água, cuja distribuição varia conforme o tecido. Enquanto o tecido adiposo, ou seja, gordura praticamente não contém água, já os músculos são constituídos cerca de 73%. O nosso sangue chega a ser constituído em mais de 90% de água. O suor, utilizado para manter a temperatura corporal constante em cerca de 37 °C, é uma das principais causas da perda de água no nosso organismo que acontecem continuamente, especialmente quando praticamos alguma atividade física mais intensa.

Você sabia que a água é o principal componente da urina, que carrega consigo substâncias geradas pelo metabolismo que precisam ser excretados?

Você sabia que seu organismo faz você confundir fome com sede, fazendo com que coma sem necessidade? Então, se você tomar um copo d’água e a fome passar, era só sede.

Você sabia?Tomar uns 3 ou 4 goles d’água pela manhã em jejum é excelente, pois, tira o excesso de ácido que está no estomago e limpa o aparelho digestivo para receber o alimento que virá.

Você sabia que em média, um litro e meio a dois litros de água são perdidos diariamente do corpo de uma pessoa adulta?

Desta forma é necessário que a mesma quantidade seja reposta diariamente, se assim não ocorrer você correrá sérios riscos de saúde e até mesmo de vida.

Irei listar abaixo alguns dos riscos que você correrá se não consumir água o suficiente no seu dia a dia, e algumas curiosidades:

  • Se você não consumir nada de água em até quatro dias você pode morrer.
  • Se você consumir pouca água pode estar comprometendo seus rins, já que exercem função vital de filtrar e eliminar substâncias que podem gerar infecções urinarias e pedras.
  • Seu intestino não vai funcionar direito com pouca água, já que ela é responsável por contribuir para a digestão e absorção de nutrientes, através da produção de enzimas digestivas, saliva, suco gástrico e muco que são utilizados nesse processo.
  • A saúde dos seus olhos estará comprometida se o organismo estiver desidratado, a produção de lágrimas ficará comprometida e isso enfraquecerá a proteção natural dos seus olhos contra infecções causadas por vírus e bactérias.
  • Não beber água favorece a retenção de líquido o que costuma ser a grande razão de inchaços e dos pesos extras na balança.
  • A falta de água no seu organismo pode te deixar cansado no seu dia a dia mesmo depois de um boa noite de sono, este também pode ser um sinal de desidratação. Isso acontece porque a falta de água desacelera a ação enzimática e causa a fadiga que abate sua disposição do dia-a-dia.
  • Tomar água junto com alimento é um veneno para a digestão, pois atrapalha a absorção dos nutrientes e atrasa a digestão.

Agora sabemos os riscos que estamos correndo caso não fizermos a ingestão necessária de água para a nossa saúde. Talvez você esteja se perguntando: Mas qual é a quantidade ideal que devemos ingerir por dia? Alguns profissionais da saúde dizem que são necessários 2 litros por dia, outros dizem que devemos ingerir em média de 35ml a 50ml por kg corporal, mas na verdade isso é relativo. A quantidade de água que devemos ingerir varia de acordo com cada indivíduo e sua rotina de atividades, obviamente um indivíduo que pratica atividades físicas deve consumir mais água do que uma pessoa que não pratica atividade alguma.Então devemos beber água de acordo com nossa sede,porém, existe sim um mínimo que deve ser consumido segundo os estudos científicos e se essa quantidade de água não for ingerida nosso corpo e funções vitais podem estar comprometidas, como por exemplo: funções renais, intestinais, cerebrais e até mesmo cardíacas.

O que devemos fazer é nos esforçar para tomar pelo menos um litro e meio (1,5litros) de água por dia, claro que se você é uma pessoa praticante de atividade física deve consumir muito mais que isso, mas, essa é a quantidade mínima que todos devemos ingerir para termos nosso organismo funcionando de forma saudável.

Então baseado nessas informações importantes, tente a partir de agora colocar metas a serem cumpridas de forma simples e práticas das quantidades de água que você deve beber por dia. Crie o hábito de se hidratar com freqüência, reduza todos esses riscos da sua saúde e viva uma vida mais saudável e prazerosa, evitando assim complicações no seu corpo e garantindo mais longevidade e qualidade de vida.

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Este espaço reservado e seu conteúdo é de total responsabilidade do autor colunista, Vitor Dalsico, parceiro do site.

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