Mães realizam 3 Caminhada pela Conscientização do Autismo

Pensando na conscientização e na verdadeira inclusão das crianças com o espectro Autista na comunidade Três Lagoense, no sábado (30),  mães do grupo criado “Fazendo a Diferença no Autismo em Três Lagoas”, farão a 3 Caminhada pela Conscientização do Autismo,  data comemorada em todo o pais no dia 2 de Abril.

A concentração será na avenida Antônio Trajano, área central da cidade, a partir das 8h. O trajeto passará pela rua Bruno Garcia, até a rua Oscar Guimarães. Em seguida, o grupo irá até a rua Paranaíba e finalizará a caminhada na praça Senador Ramez Tebet.

Uma das integrantes deste grupo, Nadir Vilalva, esta a frente deste grupo que tem participado ativamente na cidade com o objetivo de levar o tema ate a população e comerciantes locais.

Estas mães conseguiram alguns avanços na Casa de leis local, mas ainda lutam com a compreensão da necessidade de uma maior atenção por parte da administração e efetivamente fazer o direito da verdadeira inclusão nas escolas municipais com o acompanhamento de profissionais capacitados e materiais pedagógicos apropriados.

Nadir  contou que a 1 caminhada nasceu da necessidade de levar o tema para toda a comunidade, que mesmo já mais informada nos dias de hoje sobre o transtorno, ainda  não reconhecem como necessário o atendimento prioritário a estas mães e crianças. Conta que esta e uma das lutas que já e lei em algumas cidades do Estado como em Campo Grande, aonde as crianças com Laudo medico possuem carteiras de identificação o que facilita a comprovação e que de fato a lei aconteça.

Neste ano todos os participantes poderão ir  vestidos com camisetas azuis, fazendo alusão aos a”Anjos Azuis’’ como são apelidados, carinhosamente.

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.

 

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental ou na linguagem a qual é comum.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *