Primeira Chef Indígena apresenta aula show no Festival Comitiva dos Chefs

Mostrar a diversidade da gastronomia regional e a riqueza de ingredientes próprios de Mato Grosso do Sul é um dos objetivos do Festival Gastronômico Comitiva dos Chefs, que começa nesta sexta-feira (16), e nada melhor mais original do que trazer uma receita especial da primeira chef indígena.

Entre os chefs que irão participar do festival, está Kalymaracaya, a primeira chef indígena do Brasil. Natural da tribo indígena Terena, a chef aprendeu a cozinhar observando a avó. Formada em turismo e gastronomia e pós-graduada em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira, Kalymaracaya divulga a gastronomia ancestral brasileira e trabalha com ingredientes cultivados em sua tribo para preservar a essência de suas receitas.

Desde 2014 atua no movimento Slow Food Convivium Campo Grande-MS, é professora de gastronomia indígena no curso de Pós-Graduação de Cozinha Brasileira – UNIDERP e secretária do Conselho Comunitário Urbano Indígena de Campo Grande (CCUI).

Conhecida nacionalmente e internacionalmente, a chef já participou de programas de televisão como Encontro com Fátima Bernardes da TV Globo e eventos importantes de gastronomia como Ame Tauná 2016 em Santa Cruz de La Sierra – Bolívia, sempre divulgando a culinária regional indígena de Mato Grosso do Sul.

Para ela, a realização de um festival como Comitiva dos Chefs representa grande vitória para gastronomia de Mato Grosso do Sul. “As pessoas precisam conhecer mais nossos ingredientes, esses produtos têm alto valor nutritivo além de serem orgânicos o que é ótimo para saúde. Quando temos em nosso Estado um festival como o Comitiva é uma grande oportunidade de mostrar a riqueza da nossa gastronomia. Todo lugar onde vou no Brasil e exterior sempre digo que nossa culinária, nossa cultura são riquíssimas, porque a gastronomia faz parte da cultura de um povo, pra mim desde criança essa relação sempre foi muito forte.”

A aula-show da chef Kalymaracaya será no domingo às 14h30. Na aula, a chef Kalymaracaya e chef Magda Moraes irão apresentar o “Pastelzinho Pé na Jaca”, feito de mandioca com vinagrete de maxixe e azeite de bocaiúva.

O Festival Comitiva dos Chefs foi contemplado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) da Prefeitura de Campo Grande e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR). A edição 2019 será realizada na Plataforma Cultural, localizada na Esplanada Ferroviária, entre 16 e 18 de agosto, em Campo Grande (MS).

O endereço é Avenida Calógeras, 3015, Centro.

Para conferir a programação completa e se inscrever nas aulas-show, acesse o site WWW.comitivadoschefs.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *