“Projeto Vivências de mulheres” recebe prêmio e fortalece mulheres do MS

Hoje dia 27 de agosto se comemora o Dia do Psicólogo, em homenagem a este profissional tão importante nos dias de hoje, o site Rede News MS destaca o “Projeto Vivências de mulheres”  iniciado em 2012 em Jardim, cidade localizada há 250km da Capital do Estado do Mato Grosso do Sul que já ajudou  muitas mulheres que sofreram os mais distintos tipos de abuso e deu voz a muitas mulheres de diferentes municípios do Estado.

O projeto e da psicóloga Ana Claudia Serra Pleutim começou dando este espaço para que as mulheres contassem suas experiências e vivencias cotidianas. Depois surgiu a ideia do Bazar nas reuniões que conforme elas participavam  ganhavam uma moeda simbólica denominada como  ”CRAMS”, que dava o direito delas comprarem os objetos no Bazar, assim dando autonomia e empoderamento a estas mulheres que a partir das partilhas foram conhecendo suas forças interiores.  O Projeto foi aplicado em parceria aos CRAS dos municípios.

De uma sensibilidade única a psicóloga e criadora deste projeto, Ana Claudia Serra Pleutim levou aos municípios de Jardim, Caracol, Nioaque e em Campo Grande ela recebeu um premio do Governo do Estado no dia primeiro de agosto deste ano e também pode apresentar o projeto no evento de 50 anos de Psicologia em São Paulo, na Universidade Federal dentre outros locais.

Em Nioaque neste ano, Ana Claudia como psicóloga levou o Projeto junto com a Prefeitura de Nioaque, através da Secretaria de Assistência Social e o CRAS, em parceria com o Sindicato Rural e SENAR,  um curso de artesanato realizado com as mulheres para as quatro  Aldeias Indígenas da região, assim como a comunidade Quilombola, as quais tiveram uma grande experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *